Abertura da Exposição “Os pescadores da Ilha” – por Mario Barila. 31 de maio

barila005-siteAbertura da Exposição “Os pescadores da Ilha” – por Mario Barila
31 de maio

A Pousada Armação dos Ventos receberá a exposição “Os pescadores da Ilha” do fotógrafo Mario Barila. Neste trabalho, Barila procurou apresentar alguns dos velhos pescadores de Ilhabela, homens e mulheres que dedicaram suas vidas ao mar e a pesca. A abertura da exposição acontecerá no dia 31 de maio à partir das 20h30, junto com a festa da 2ª Etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. Informações: (12) 3896-3439 e 3896-5270 ou pousada@bl3.com.br

 Com suas canoas feitas por eles mesmos de um único tronco de árvore, esses pescadores enfrentaram e venceram, como os rochedos, a eterna luta contra o mar. O mar sempre lhes deu tudo que eles precisavam, com a pesca eles fizeram a vida, compraram o gelo, os mantimentos, o combustível das canoas mais modernas, criaram os filhos, muitos dos quais se tornaram pescadores também. A luta sempre foi muito dura mas o mar sempre foi muito generoso para esse pescadores.

As fotografias foram feitas com uma camera Nikon F5. A lente utilizada foi uma 24-120 f4 Nikon. Foram usados os filmes Fujifilm Neopan Across 100, Ilford Delta 100 e Ilford Pane 50, todos preto e branco. Foi usado em algumas fotos um filtro polarizador Nikon. As ampliações foram feitas diretamente do negativo, sem photoshop.

Esperamos por você!