Picos

Aqui estão os lugares onde a prática do windsurf é mais freqüente no Brasil.
Em geral o melhor período para se velejar aqui é o segundo semestre, com ventos mais fortes e constantes. Os melhores lugares estão no Ceará e Rio Grande do Norte no nordeste (ótimo no segundo semestre, sem vento no primeiro), Búzios e Araruama no Rio de Janeiro, Ilhabela em São Paulo, e Santa Catarina.
Dê uma olhada em viagens para ver se alguém contou alguma coisa de uma temporada recente por aí.
Ou procure em galera para ver se alguém veleja no lugar de onde você deseja mais informações e escreva para ele.
Locais marcados com * indicam a existência de escola de vela.
Se você conhece algum outro lugar interessante, escreva para nós.

Bahia Praia do Sesc Wave. Ventos de NE. Temporada de setembro a dezembro
Ilha de Itaparica Slalom. Praia do Penha, Mar Grande, Barra do Gil, Barra Grande, Ponta de Areia
Saubara Baia de Todos os Santos. Ventos constantes a partir do meio dia
Ceará Cauípe * Lagoa na praia do Cumbuco, perto de Fortaleza, que recebe ventos diretamente do Oceano.
Icaraizinho de Amontada Praia de 8 km em forma de meia-lua, com ventos fortes e constantes. Mar mais liso em frente à vila (muito simples), ondas no extremo oposto. Vento maral empurra para a praia em caso de problemas. Vento de menos de 15 nós não é nem considerado pelos "nativos". Aqui são realizadas, no segundo semestre, as provas do Campeonato Cearense de Windsurf, organizadas pelo Henrique, dono de pousada com guardaria e grande incentivador e entusiasta do esporte.
Jericoacoara Está na moda. Ventos fortes e ondas médias a partir do meio-dia. Muito chop. Requer prancha e velas pequenas e habilidade para orçar, pois o vento empurra para o mar... Para velejadores de nivel avançado!
Lagoa de Jijoca Ventos mais fracos de Sudeste pela manhã, para iniciantes. Ao meio-dia vira para Nordeste e aí começa o velejo para intermediários e avançados, com ventos fortes principalmente no segundo semestre. Funciona como um relógio, todos os dias!
Distrito Federal Lago Paranoá * Velas grandes para um pessoal "fissurado" por vento.
Espírito Santo Itaoca e Itaipava Mun. de Itapemirim, no sul do ES. Ventos fortes e constantes, tendo em frente a ilha dos franceses (5km). Velejo de hobiecat, windsurf e laser. Como ponto de apoio: Itaoca Pousada e Camping, frente ao mar www.praiadeitaoca.com.br. A prefeitura deseja fomentar a pràtica da vela na regiâo através da sec turismo. Contato: Alcery A. Rios 28-35291409
Ulé
Parati
Camburi *
Seribeira
Jacaraipe
Castelianos
Praia do Morro
 
Ilha do Marajó Praia do Pesqueiro
Praia do Salvaluna
 
Mato Grosso Lago de Manso Lugar lindíssimo prá se velejar com velas grandes (vento na média 8 knots)
Pará Salinas
Ajuruteua
Algodoal
Praia Murobira
Chapéu Virado
Praia do Caupi
 
Paraíba Bessa
Tambaú *
Manaira *
Camboinha
Cabo Branco
 
Paraná Antonina
Ilha do Mel
Pontal do Sul
Represa do Passauna
 
Pernambuco Ilha de Itamaracá Excelente visual com o mar super calmo e limpo ao fundo. Slalom e Course Race entre os meses de maio e setembro, com ventos Sudeste/Sul de 15 a 20 Knots. Cuidado com pedras e coroas de areia quando a maré está vazante.
Porto de Galinhas *  
Piauí Lagoa do Portinho  
Rio de Janeiro Araruama* Slalom, FW, FE. O período com mais ventos é o de agosto a dezembro, quando existe o predomínio do Nordeste com dias clássicos em que o vento começa a soprar no início da manhã e vai aumentado até o final da tarde chegando a 25 nós em média. Também é possível o velejo com o vento sudoeste originado da influência de frentes frias. Lá foi inaugurada em novembro de 2005 a nova sede da Upwind, de nosso amigo Leonardo Rebello (BRA121), com estrutura de aulas, loja, hospedagem e guardaria de equipamentos.
Buzios * Manguinhos para bump & jump com vento NE. Rasa ou Manguinhos para slalom com SW. Geribá para ondas com SW.
Camboinhas Praia de Niterói
Cabo Frio
Barra da Tijuca
Lagoa de Marapendi *
 
Rio Grande do Norte Pirambuzios
Lagoa do Bonfim
São Miguel do Gostoso
Vento muito bom, principalmente ao norte de Natal, em direção ao Ceará. O esporte lá não está muito difundido, poucos velejadores, mas alguns muito bons.
Rio Grande do Sul Rio Guaíba *
Lagoa da Custódia em Tramandaí
Lagoa de Cidreira
Lagoa de Capão
Lagoa dos Barros (Mal assombrada)
 
Santa Catarina Ibiraquera* Slalom na Lagoa e uma das melhores ondas do Brasil na praia. Informe-se antes de viajar, pois quando está na época da pesca da tainha as praias e lagoa ficam interditadas.
Praia Cachoeira do Bom Jesus Velejo cross over com vento NE, amplo espaço para velejo entre a ilha e o continente, (+20 km) fácil de entrar por ausência de ondas na praia, com vaga oceânica ao adentrar após 1km no mar.
Praia Mole
Moçambique
 
Lagoa da Conceição * Águas rasas e ótima infra-estrutura.
São Paulo Ilhabela * Canal entre o continente e ilha. Ponta das Canas. Slalom e Formula Windsurf. No inverno, convém usar roupa de neoprene. Grande freqüência de dias com vento no ano. Vento mais característico: Leste à tarde. Clique aqui para informações completas sobre os ventos.
Guarapiranga * Represa na capital. Atualização de 05/2014: atualmente a represa apresenta vários pontos com grande incidência de algas em suas águas.
Santos Ponta-da-praia, próximo ao aquário municipal. Média 4 a 8 nós. Frentes frias e pré-frontais até 22 nós
Avaré Represa no interior do estado (cerca de 200 km da capital)
Piracaia Represa a menos de 100km ao norte da capital. Ainda pouco conhecida para a vela, mas com bom potencial para Formula Windsurf, águas limpas, visual bonito e algumas marinas. Atualização de 05/2014: infelizmente, devido à crise hídrica vivida por São Paulo, esta represa está quase completamente seca!