Classe C30 terá nova tripulação em barco de Ilhabela

Tradicional +Realizado terá novos tripulantes na Copa Mitsubishi de Vela Oceânica, quando eventos esportivos estiverem liberados


A tradicional embarcação da Classe C30, eCycle +Realizado, assídua nas regatas de vela oceânica em Ilhabela, iniciará a temporada de 2021 sob comando do experiente velejador Alessandro Penido, de São José dos Campos (SP). A tripulação anterior, comandada por José Luis Apud, presente nas raias por quase dez anos, contribuiu efetivamente para que a Classe C30 se tornasse mais competitiva a cada regata e a cada ano.


O barco permanecerá em Ilhabela, deixando o Pindá Iate Clube para se estabelecer no Grêmio de Vela, vizinho ao Yacht Club Ilhabela (YCI). Passará a se chamar Kairós (oportunidade, em grego).


Classe C30 terá nova tripulação em barco de Ilhabela

A Classe C30 será um desafio para o velejador com larga experiência a bordo. O início na vela foi no Colégio Naval em Angra dos Reis (RJ) na Classe Laser. Na Escola Naval, no Rio de Janeiro, comandou o Sargaço na década de 1990 e também velejou na Classe Soling. Em 2005 integrou a equipe de vela da Marinha do Brasil na disputa da Classe J-80 no Campeonato Militar em Brest, França.

Em 2005 Penido optou por uma pausa na vela. Retornou em 2013 e desde 2018 disputa as competições em Ilhabela na Classe HPE 25 como timoneiro do Azzurro, barco que pretende transferir para a Represa Guarapiranga, em São Paulo. “Beto de Jesus, timoneiro do Kaikias Via Itália, também da C30, incentivou-nos a ingressar na classe e resolvemos entrar no projeto. Quero começar a aprender com calma, fazer algumas clínicas e na hora certa partir para as competições”, considera o comandante Penido.

A estreia do Kairós em Ilhabela deverá ser na primeira das quatro etapas da 21ª Copa Mitsubishi (Copa Suzuki até 2020). A etapa de abertura da competição, com sede no YCI, estava prevista para 06, 07, 13 e 14 de março, mas foi adiada, sem data definida, devido às restrições impostas pelo governo do Estado diante do agravamento da pandemia do coronavírus. O atual campeão é o Caballo Loco, que também conquistou o inédito título brasileiro em 2020.

Classe C30 na Copa Suzuki 2020 (19 regatas e 6 descartes)


1 - Caballo Loco (Mauro Dottori): 21 pontos perdidos

2 - Kaikias Via Itália (Eduardo Mangabeira): 21 pp

3 - Loyalty (Alexandre Leal): 22 pp

4 – Zeus (inácio Vandresen): 43 pp

5 - Caiçara (Pablo Lynn): 51 pp

10 visualizações