top of page

Velejador Beto Pandiani apresenta o novo barco da Rota Polar: 3000 mil milhas até a Groenlândia.


Beto Pandiani, velejador

Beto Pandiani, velejador compartilhar as fotos do novo barco que será usado em 2022 na Rota Polar, viagem que começará em Nome do Alasca, e percorrerá 3000 mil milhas até a Groenlândia.


Esta rota é conhecida por Passagem Noroeste, e tem estado fechada pelo gelo nos últimos milênios. Com as mudanças climáticas a Calota Polar vem retraindo nos Verões, a desta forma nos últimos anos a passagem abriu um pequeno caminho entre canais que normalmente seguram o gelo.


Este ano o verão (junho, julho e agosto) não foi acentuado na passagem, pois houve muitos dias nublados, e quem tentou passar deve ter tido muitas dificuldades.


O barco, um catamaran de 24 pés de carbono é um veleiro seminovo, mas em perfeitas condições. Se você observar, verá que existe um assento com pedal no meio do barco. Este sistema de pedal nos permite nos deslocarmos sem vento a uma velocidade de 4 nós, o que é fundamental. A outra inovação é uma pequena cabine aberta no meio do barco que vai servir para descansarmos em segurança, pois esta região é cheia de ursos polares, e este será um dos desafios.


Teremos capacidade de transmissão de dados, ou seja, entraremos ao vivo todos os dias para reportar as condições da viagem, e mostrar em imagens toda a região Ártica.

Pelo fato do barco ser fabricado em fibra de carbono ele não pesa mais que 270 quilos sem carga, o que nos permitirá em algumas situações de emergência colocá-lo em cima de alguma praia. Em breve vou colocar no ar o site da viagem.


Nesta oitava viagem temos como objetivo fazer um documentário sobre mudanças climáticas que estão afetando o Ártico e toda a região.


Neste momento de planejamento estamos captando recursos com empresas que querem se envolver com um projeto que envolve responsabilidade ambiental. Conto com a colaboração dos amigos para compartilhar esta publicação para um numero maior de pessoas a fim de tornar este projeto viável. Muito obrigado a todos.
Beto Pandiani


@polaris.igor @bl3escoladeiatismo @world_adventure_society @patriciaellenbr


 

APRENDA A VELEJAR COM BETO PANDIANI


127 visualizações

Comments


bottom of page