Iate Clube do Rio de Janeiro organiza regata com as classes: ORC, IRC, BRA-RGS, C30 e BRA - RGS CLÁSSICOS.
Começa hoje, 30 de novembro (sexta-feira), a 51ª edição do Circuito Rio, um dos mais tradicionais eventos do calendário da Vela de Oceano do Brasil e que nesta edição será o Campeonato Brasileiro da classe ORC da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.
São cerca de 40 veleiros com inscrições nas classes ORC, IRC, BRA-RGS e BRA-RGS Clássicos. O veleiro Urca Wind 34, o Comandante Clauberto Andrade e o Imediato Rodrigo Santaliestra estão juntos em mais uma Regata na classe RGS. A Tripulação conta no total com 6 participantes, sendo na maioria ex alunos da BL3 - Escola de Iatismo.
Sobre o evento
O evento terá regatas diárias até a decisão que será no feriado do dia 2 de novembro, próxima segunda-feira . Ao todo serão quatro regatas. Hoje ocorre a regata Victor Demaison. No sábado, domingo e na segunda, uma regata cada sempre a partir das 13h.
Entre os destaques já inscritos temos o veleiro Ventaneiro 3, campeão da histórica 70ª edição da Santos-Rio que bateu recorde com 68 barcos. O veleiro vai buscar dar sequência ao bom desempenho em busca do título Brasileiro na ORC e terá como rivais o atual campeão Brasileiro em Búzios (RJ) ano passado, o veleiro Crioula 29, baseado no ICRJ e no Veleiros do Sul, em Porto Alegre (RS).O Crioula tem o velejador olímpico Samuel Albrecht na disputa.
O Avohai, com o duas vezes medalhista olímpico Lars Grael, marca presença e buscará o caneco. Lars foi recentemente campeão na regata de 100 anos do Iate Clube do Rio de Janeiro.
Vice-campeão da Santos-Rio, o Xamã Red Noose, de Ilhabela (SP), vai buscar um degrau acima no pódio. O barco é comandado por Sérgio Klepacz.
O Rudá/Blue Seal, com Mario Martinez, terceiro lugar na 70ª Santos-Rio, vai brigar pelo título nacional. Fita Azul na Santos-Rio, o carioca Sorsa III, de Celso Quintella, vai buscar o caneco.
O barco santista Inaê 40 Transbrasa, comandado por Bayard Neto, terá presença durante algumas das quatro regatas de Torben Grael, bicampeão Olímpico.
O barco Marujo´s, do Aratu Iate Clube, de Salvador (BA), vai em busca de surpreender os favoritos.
Na classe IRC teremos em destaque o Boto V, de Paraty (RJ), que terá mais uma vez a presença da medalhista de Bronze Olímpica, Isabel Swan, que fez a 70ª Santos Rio. O veleiro é comandado por André Sobral.
O Minna terá uma das duas comandantes feminina na raia, Elisa Mirow. O veleiro foi o terceiro lugar na Santos-Rio.
O Danadão, atual campeão Brasileiro na classe IRC, terá a presença do pentacampeão mundial, Maurício Santa Cruz em barco comandado por Guilherme Raffare.
O Itajaí Sailing Team, de Itajaí (SC), vai representar Santa Catarina, e o Phantom of the Opera representa o Espírito Santo na classe. O +Bravíssimo é outro barco do Iate Clube do Espírito Santo que disputa a ORC.
"Na ORC teremos maior número de barcos que correram a Santos-Rio e um bom número nas demais na IRC. Expectativa é entre 40 e 50 barcos. Previsão é de bons ventos todos os dias porém com chuva tanto na sexta e sábado e templo nublado no domingo. Deve só ficar bom o tempo na segunda-feira", disse Ricardo Baggio, diretor de vela do Iate Clube do Rio de Janeiro.
Sobre as Regatas BL3
Em 2019, Na BRA-RGS, o BL3 Urca, de Ilhabela (SP), manteve a boa sequência após o título da Santos-Rio e levantou o caneco deixando o Orion, do Grêmio de Vela e Remo, do Rio de Janeiro, em segundo e o Zeus, do Marina Lisarb, de Ilhabela (SP), em terceiro.
Você pode ser nosso tripulante!
A BL3 participa assiduamente, de todas as etapas do Calendário Anual de regatas oficiais, e oferece a seus alunos, a oportunidade de sentir a emoção, de velejar em regatas ao lado das grandes feras do iatismo nacional, participando do: Circuito Ilhabela, Campeonato Paulista, Semana de Vela de Ilhabela, Regata Santos/Rio, Circuito-Rio, REFENO e Eldorado Brasilis.
Muitos barcos nas raias atualmente são tripulados por ex-alunos da BL3 que começaram a participar de regata como um tripulante BL3.
Comments